Radiestesia

O termo “RADIESTESIA” vem do latim radius (radiações) e do grego aesthesis (sensibilidade).

Tudo o que existe no Universo e tem forma, seja ser vivo ou inanimado, vibra com frequência própria, produzindo os mais variados tipos de radiação.

A Radiestesia é a arte ou a ciência que nos permite, através do efeito de ressonância, detectar, comparar e classificar estas radiações.

Os instrumentos de medição utilizados pelos radiestesistas são o pêndulo e o dual road, também chamado de forquilha.

Através do manuseio do pêndulo e da forquilha, é possível identificar as interferências provenientes do solo, como cruzamento de linhas magnéticas, veio de água subterrâneo, falhas geológicas, além de várias outras energias existentes em um espaço.

 

Raízes Históricas:

Os primeiros pêndulos foram encontrados no Egito, na região do Vale dos Reis.

Por volta de 200 a.C., os chineses já utilizavam técnicas de radiestesia para encontrar águas, minérios e para detectar o melhor solo para a agricultura.

Na Italia, por exemplo, a cidade de Roma foi construída sobre um lugar escolhido por um radiestesista etrusco.

Os exércitos romanos possuíam um pelotão de radiestesistas que, usando forquilhas, detectavam fontes de água subterrâneas para alimentação das tropas.

No século  XVIII, o interesse dos cientistas por estes conhecimentos, antes conhecido como rabdomancia ( rhabdos = vara /mancia = adivinhação) foi crescendo.

Em 1780, o médico francês Dr Thouvenel escreveu o livro: “Memória Física e Medicinal” mostrando as relações entre a forquilha, o magnetismo e a eletricidade.

A partir do início do século XIX os radiestesistas começam a usar mais o pêndulo do que a forquilha.

O termo Radiestesia passa a ser utilizado a partir de 1890 pelos abades franceses Mermet e Bouly, quando se começa a fazer detecção à distância, comprovando esse processo cientificamente.

No início do séc XX, alguns pesquisadores, entre eles os mais conhecidos Dr Ernest Hartman, Dr Peyré e Dr Curry, desenvolveram experimentos a fim de comprovarem que existem linhas magnéticas que formam uma rede cobrindo toda a superfície da Terra, e que estas linhas magnéticas podem exercer influências em todos os seres vivos.

Em 1929 é criada a Associação francesa e internacional dos amigos da radiestesia, tendo como membros vários cientistas das academias de ciências e medicina da época.

Desde então, a técnica e utilização da radiestesia se expande no mundo inteiro, crescendo muito nas áreas da medicina, da psicologia, na harmonização de casas e terrenos, na agricultura e localização de fontes de água.