Desmistificando a palavra Energia

Retirado do site “significados.com.br”

O QUE É ENERGIA?

Energia é um termo que deriva do grego “ergos” cujo significado original é trabalho. Energia na Física está associado à capacidade de qualquer corpo produzir trabalho, ação ou movimento.

O conceito de energia é utilizado no sentido corrente para designar o vigor, a firmeza e a força.

A energia não pode ser criada, mas apenas transformada (primeiro princípio da Termodinâmica) e cada uma capaz de provocar fenômenos determinados e característicos nos sistemas físicos.

Formas de energia:

-muscular: animal ou do ser humano;
-calorífica: madeira, carvão mineral, álcool, petróleo etc;
-solar: fornecida pelo sol;
-mecânica: moinho de vento (energia eólica), a energia obtida por motores que utilizam combustíveis diversos, e a produzida por motores elétricos;
-química: baterias e pilhas;
-elétrica: usinas elétricas e termelétricas;
-nuclear ou atômica: usinas nucleares ou termonucleares.


 

Retirado do blog “Energia”

A palavra Energia vem de ENERGÉIA, que significa “força em ação”.

Se não existisse energia, não existiria nada.

Energia é muito importante, porque tudo tem energia.

A energia não pode ser criada nem destruída. É sempre transformada.Por exemplo: as hidrelétricas transformam a energia cinética das águas em energia elétrica.

As fontes de energia são determinados elementos que podem produzir ou multiplicar o trabalho. Então o Sol, o petróleo e os alimentos são exemplos de fontes de energia. Outras fontes de energia são: o vento, a madeira, o fogo, a forças das águas etc…


 

Retirado do site “Física.net”

O CONCEITO DE ENERGIA

A energia é ainda mais difícil de definir que a matéria. Ela não tem peso e só pode ser medida quando está sendo transformada, ou ao ser liberada ou absorvida. Por isso, a energia não possui unidades físicas próprias, sendo expressa em termos das unidades do trabalho que realiza. Em outras palavras, energia é a capacidade de realizar trabalho.

Apesar de não ser definida com facilidade, a energia, em geral, é bastante perceptível, pelo fato de estar o homem dotado de sentidos apropriados para registrarem a presença de várias formas de energia. Nossos olhos reagem à energia luminosa, nossos ouvidos detectam a energia sonora; nervos especiais são sensíveis à energia térmica e outros nervos nos informam quando entramos em contato com energia elétrica.

Além das formas de energia que podem ser percebidas por meios fisiológicos, os cientistas descobriram outras variedades, o que significou a necessidade do desenvolvimento de instrumentos especiais de detecção e medida, para registrarem seus efeitos. Ainda mais, os cientistas ampliaram o campo e a sensibilidade dos sentidos humanos, por meio de dispositivos registradores especiais. Dentre as formas de energia que se enquadram nesta categoria “extra-sensorial” estão a energia química, a energia nuclear e a energia eletromagnética, acima e abaixo da faixa de freqüências que os seres humanos podem perceber.